quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O exostimo do Marrocos

Olá,

Viva os sabores, os odores, os temperos, os artesanato e as areias de um país situado no noroeste da África.

Um dos lugares mais fantásticos e exóticos que já estive foi no Marrocos. Viagem incrível, que fiz na companhia de um grande companheiro, companheiro, o qual  compartilhou comigo de grandes viagens e boas aventuras. Compartilho, aqui, parte de alguns momentos e fotos de uma aventura exótica pelas areias marroquinas.

Fomos ao Marrocos em fevereiro de 2013. Chegamos em Marrakech num voo da companhia área easyjet, que saiu de Paris. Tempo de voo: 3:00h. Porém, nosso voo demorou muito mais que 3 horas, não sabemos o porquê. Vai saber o que o piloto estava fazendo....hahaha
Além do voo demorar, estávamos muito ansiosos e nos dava a impressão que o voo não iria chegar nunca ao destino, e mais hein...nosso voo estava lotado de crianças e bebês chorando loucamente. Nada contra os chorinhos, mas eles quase não incomodam os viajantes, né?! rsrsrs

Já em terras firmes, a imigração foi tranquila em Marrakech. O bom de sermos amados (brasileiros) hahaha não precisamos de visto de entrada até 90 dias, porém, devemos ter o passaporte original válido. 

Após a imigração, não sabíamos como iríamos até o hostel , já era noite e estávamos um pouco incerto quanto ao lugar.  Bom, resolvemos ir de ônibus, avistei o ônibus, sai correndo desesperada até o ponto (logo que você sai do aeroporto de Marrakech, olhe para o lado esquerdo e avistará um banco, isso mesmo! Aí é o ponto de ônibus que te levará até o centro da cidade e se der uma corridinha básica é bem capaz que escute um ula lá ula lá (cantada básica de marroquinos). Fiquei tímida!

Descemos na Praça Jeema el Fna e foi aquela loucura: moto, carros, gente, muita gente, barraquinhas, mãos pra lá, mãos pra cá, faz comida, pega dinheiro, faz comida de novo, espreme laranja e vai damasco, encantadores de cobras, comerciantes,  tudo num mesmo lugar, em uma mesma praça, uma algazarra só. E foi aí que nos perdemos... Não conseguíamos achar o hostel por aquelas ruelas, era tudo igual, todas as ruelas, todas as barraquinhas, os mesmo artesanatos, o mesmo tom de cor, ai gente que loucura: Bem vindo ao Marrocos!

Ficamos 3  dias completos em Marrakech, foi o suficiente para conhecer a cidade e arredores próximos. Vale a pena visitar: Medersa Ali Ben Youssef, Jardim Majorelle, Medina de Marrakech, Praça Jeema el Fna, Mercado de Marrakech, Palácio de Bahia, Mesquita e Minarete de Koutubia, Kasbah Mosque, El Badi Palace, Saadian Tombs, Museu de artes marroquinas, Tin mal mosque, Rahba KedimaRecomendo! 

E fizemos a excursão de 2 dias no Saara, com direito a Ait Benhaddou, Ourzazate, paradas turísticas e paisagísticas, uma hora de camelo antes do por do sol e antes do nascer do sol, apresentação musical do povo árabes e berberes que habitam o Deserto do Saara, almoço, jantar e café da manhã. Fechamos a excursão pelo hostel que ficamos Riad Layla Rouge: hostel muito bom, agradável, staff sensacional, ótima localização, ótimo café da manhã e ótimo chá de menta. Recomendo! 
Tenha uma ideiaExcursãoSaara

A excursão ao Saara foi incrível, pena que para chegar até as dunas do Deserto do Saara e aos pontos turísticos vão algumas horinhas de viagem, mas nada que atrapalhe o humor,né?! Afinal, a paisagem é excêntrica.

De lá, voltamos para Marrakech, de onde pegamos um trem (horários dos trens) noturno rumo a Tânger, situado junto ao Estreito de Gibraltar.


Informações sobre o Marrocos:
Localização: Noroeste do Continente Africado
Cidades Principais: Casablanca, Rabat, Fès e Marrakech
Fuso Horário: +3h
Idioma: árabe (língua oficial), berbere francês e espanhol
Moeda: Dirham

Informações sobre os horários do Transporte Público, Estacionamento, Serviços, Clima acesse: Aeroportosdomundo

Vacinação:
Obrigatória: nenhuma
Geralmente Recomendadas: Tétanos-difteria, Pertússis, Tríplice Viral, Hepatite A
      

Onde comer: Casa Saada, (Aqui tem um maravilhoso tajine de frutas secas); Praça Djeema El Fna (Há várias opções) Recomendo! 

Sugestões Onde ficar: Riad Layla RougeHostel Riad Marrakech Rouge;Rainbow Marrakech


Ah! E não se esqueça, aqui tudo é negociável. Dificilmente as coisas tem preços. Bom lugar para aprimorar suas habilidades comerciais. Dica: dê o preço mais baixo possível de quanto você acha que vale o produto, pois o preço deles vão lá em cima. 




Praça Jeema el Fna

 Medina Koutoubia


 Jardins de Menara

 Laranjeiras
 Saadian Tombs

 No caminho do hostel
 Frutas Secas das mais variadas cores e sabores.


 El Badi Palace
 El Badi Palace
 El Badi Palace
 El Babi Palace




 Jardins Majorelle
 Jardins Majorelle
 Ínicio do Deserto do Saara
 Ait Benhaddou
 Ait Benhaddou



 Apresentação de batuque pós jantar
 Acampamento Deserto do Saara





Ouarzazate


Tajine de frutas secas


Experimente!




3 comentários:

  1. OI Thay, estou na maior pesquisa pois embarco para Marrakesh em 1 semana, adorei seu relato. Tenho uma pergunta, vou ficar no mesmo Riad que vc ficou...Layla Rouge. Eles me mandaram um email de boas vindas e um video explicando como chegar no RIad que não me ajudou muito. Queria saber como vc achou o lugar? Chegarei a noite e sei que os taxis não entram nas ruelas entao estou meio preocupada. Brigadao!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, tudo bem?! Fez uma boa escolha! O hostel é bem bonito, agradável e os staffs são simpáticos. =D
    Hum, é complicado eu te explicar uma vez que as ruelas e as lojinhas são muito parecidas...rsrsrs. O que te aconselho: Procure pelo posto de policia (é uma casa branca e azul se não me enagno)que fica do lado esquerdo da praça, tendo como referência a medina. Aí perto terá um monte de lojinhas, pergunte ou peça para alguém te levar até o hostel, pq o hostel é pertinho dai, o problema é que as ruelas e as lojinhas são parecidas, como já te disse! rsrsrs. Nós tbm nos perdemos, e tivemos que pedir para alguem dos levar até o hostel, pq não o encontrávamos de jeito nenhum. Espero que essa dica te ajude em algo..Boa Sorte

    ResponderExcluir

Obrigada, até logo.