terça-feira, 26 de novembro de 2013

Museus de Paris

Paris é um cidade linda e lotada de museus, museus de todos os tipos e para todos os gostos culturais. No entanto, nem sempre temos tempo suficiente para conhecer todos eles, uma vez que ficamos horas dentro deles, admirando, estudando e refletindo as obras de artes, esculturas, mensagens, livros e etc...

Tem pouco tempo por lá?! E você é um daqueles como eu que adora museu?! Não sabe muito bem por qual museu começar a ver primeiro?!  Aqui vai uma sugestão dentre a lista enorme de museus de Paris. 

Claro, conforme o nosso tempo na cidade, damos preferências para os lugares que realmente queremos conhecer. Os seguintes museus são bem interessantes e os mais famosos, contém obras de artes incríveis, esculturas, cartas, entre outros, além de muita história!


Dica: Para aqueles que possuem visto de estudante francês, moram em Paris ou estudante que fazem parte da união europeia, a entrada em alguns museus são gratuitas. Vale a pena andar com um xerox do passaporte, visto de estudante ou, melhor ainda, se vc tiver a carteirinha de estudante europeia.


Clique nos nomes dos museus para ver informações sobre tarifas e horários.


RECOMENDO!
Museus:
















Invalides + Tumba de Napoleão



Palace de Versailles

Como chegar rápido?!
Pegue o RER C (linha amarela)  Versailles Rive Gauche (Chateau de Versailles) (desça aí). A viagem dura cerca de 35 a 40 minutos. Ao chegar na estação, haverá plaquinhas indicando a direção do Chateau, é só seguir e aproveitar!

Dica: Ao chegar na estação, muitas agências, pessoas oferecem entradas para o chateau, recomendo que deixe para comprar no chateau mesmo. Assim, poderá escolher exatamente o que quer ver e de forma segura.

Entrada: €18. Para aqueles que possuem o visto de estudante ou moram em Paris (com comprovação) a entrada é gratuita.






sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Onde se hospedar em Paris?

Procura por hotel, apartamento para alugar, albergue ou bed&breakfast? Quais são seus interesses e lugares? Onde ficar em Paris?!

Não tenho muita sugestão de hostels, apartamento e hotel para Paris, uma vez que eu morei lá.  Todas as minhas informações, no blog, estão relacionadas aos lugares que eu realmente conheço. Não recomendo o que eu não vi, hospedei, restaurantes, entre outros. Mas, não é por isso que eu não posso te ajudar, né?! 

Algumas regiões de Paris são de praxe se hospedar, escolha a que mais combine com seus interesses:

Região do Etoile (8éme), localizada próximo do Arco do Triunfo, Torre Eiffel, Champs Élysées(lojas, restaurantes, cinemas...) Grand Palais, Petit Palais, entre outros.





Região do Marais: (3éme e 4éme): região bem bonita e movimentada, com bastante opções de bistrô, cafés, boulangerie, lojas das mais variadas, museus (Musée Carnavalet- museu sobre a história da cidade de Paris), próxima ao Hôtel de Ville. Região muito rica de Paris. Nesta região circulam pessoas ligadas ao mundo da moda, cinema, arte e etc; e  é famosa por ser uma região gay da cidade, com entretenimentos voltados para esse público.


Região da Bastille: (12éme) região movimentada, popular, jovial, animada de Paris, com praças, ópera da bastille, feira da bastille, cafés, restaurantes. Muitos eventos, festas e manifestações costumam acontecer por aqui.




Região de Madeleine e Opera: região (8éme) do centro da gastronomia requintada de Paris, galeria lafayette; Ópera de Paris





Região Saint Germain: região (6éme)  antiga, charmosa, com muitos, mas muitoooos bistrôs, restaurantes, cafés, bibliotecas (gibertjeune, shakeaspeareandco),  região turística.





Região Quartier Latin: região (5éme e 7éme), onde se encontra a rue Mouffetard (divertida, possui grande variedades de bares, restaurantes), Jardin du Luxembourg, Panthéon, Jardins des Plantes; jovem e simples com muitas escolas, universidades ao  redor, tal como a famosa Sorbonne




Região Montmartre: região (18éme)  boêmica, bucólica, charmosa por suas ruas arborizadas e por seus pintores, cafés, cabarés (por ex. Moulin Rouge), praças, Basilique du Sacré- Coeur, souvenir, região também onde foi gravado o filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, entre muitos outros pontos.




Região Montparnasse: região tradicional de Paris (14éme), com bons restaurantes, bons cinemas e teatros, boutiques, gare de train (estação de trem), torre de montparnasse (aqui você tem uma linda vista de Paris);


Fonte da imagem:Wikipedia


Região Torre Eiffel: região (entre 7éme, 16 éme e 15 éme) linda e charmosa, recomendada para casais; com museus e parques ao redor, torre eiffel (é claro!), trocadero, entre outros




Dicas:
Sugestão de Hostel Paris: 
Hostel muito bem localizado, seguro, próximo da rue Mouffetard (Quartier Latin, 5éme), próximo de duas estações de metrô, café da manhã incluso,  próximo de mercados, restaurantes, padarias, shopping e etc. Recomendo!

Sugestão de sites: Recomendo!
Albergues da Juventude, aqui você encontra bons hostels, com preços acessíveis. Alguns hostels que fazem parte da rede Hihostels, pedem um cartão de associado do Hosteling International, para ser um associado você precisar fazer o cartão e os valores variam de país para país. O bom de ser associado: você tem descontos em hospedagens, entre outros.

Site de reservas de acomodação, com preços acessíveis.

Site de reservas de acomodação, com preços acessíveis;

Apartamentos para alugar: 
Em Paris, há diversos tipos de apartamentos, com preços dos mais variados, grandes, pequenos, para 1,2,3,4....pessoas, próximos a parques, museus, restaurantes com vista para o rio sena, arco do triunfo, na champs-élysées, em Montmartre, dentro ou fora da ilha de Paris. Ou seja, tem apartamento onde você quiser, é só você escolher aquele que encaixa melhor ao que você procura. Abaixo segue a sugestão de sites: Recomendo!




Acomode-se!




quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Teatro das escadarias de Montmartre, Paris

Olá,

Ainda caminhando por Montmartre, saia do metrô Abbesses (ligne 12,18éme) e em seguida pegue a rue d'Orsel e vire na rue des trois frères à esquerda. Na esquina da rue des trois frères e da rue tardieu, você vai ver as escadarias para chegar até a igreja Sacré-Coeur. Suba as escadarias, no meio do caminho do lado direito das escadarias você encontrará o aupetitthéâtredubonheur. Esse é um teatro onde atores, músicos, poetas etc. vão para apresentar suas performances e trocar conhecimentos. A entrada é gratuita.

Endereço: Au Petit Théâthe du Bonheur, 6, rue Drevet, Paris (Théâtre dans les escaliers)

Gravação: Thay Galterio


Fachada do Teatro





terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pelas ruas de Montmartre, Paris

Olá,

Continuando pelas ruas parisienses, outra dica de um lugar muito legal para se conhecer em Paris é  Montmartre, localizado no arrondissement 18 (bairro 18 ou 18éme): é boêmio, bucólico, charmoso por suas ruas arborizadas, praças, e por seus pintores, cafés, cabarés (por ex. Moulin Rouge), Basilique du Sacré- Coeur, souvenirs. Região onde foi gravado o filme O fabuloso destino de Amélie Poulain, entre muitos outros pontos.

Caminhando pelas ruas de Montmartre não deixe de visitar:

Moulin Rouge, cabaré tradicional. (metro: ligne 2- Blanche ou Pigalle, se descer em Pigalle andará duas quadras, passando por cabarés, boutiques, cafés...) Recomendo!



Que tal tomar um café e conhecer o famoso café do filme Amelie Poulain?
Café des 2 Moulins serviu de cenário de muitas cenas do filme e está a duas quadras do Moulin Rouge: 15, rue Lepic (18ème),  rua à direita do Moulin Rouge, rua de comércio tipicamente parisiense. Recomendo!






Por Montmartre você encontra diversas boutiques, fromaggerie, charcuterie, cafés além de muitas lojinhas de souvenir, decoração, papelaria, com coisinhas bem legais. 

Subindo ou descendo, direita ou esquerda, descubra, explore o que há pelas ruas de Montmartre... Se perca, mas com cuidado, é claro!!



Le Chat Noir (foi um cabaré francês do final do século XIX) e localizado na 84, Boulevard Rochechouart, Montmartre


Basilique du Sacré-Coeur Recomendo!




Próximo a Basilique tem a Places des Tertre, aqui há muitos artistas: pintores, poetas, músicos...  Aproveite e faça um retrato!Recomendo!



(minha) Vista da torre eiffel de Montmatre


Le mur des je t'aime: é um monumento ao amor construído no jardim romântico Jehan Rictus, local: praça da Abbesses (place des Abbesses), em Montmartre, Paris. Ponto de encontro para os amantes do mundo. O muro tem "eu te amo" escrito em mais de 300 línguas. Recomendo!




Place des Abbesses

Aproveite e coma um crêpe de nutella, se estiver friozinho tome um vinho quente ou chocolate quente (vin chaud ou chocolat chaud) Recomendo!






Outro caminho para chegar até aqui  (e sair exatamente na praça acima) é: pegue  o metrô ligne 12- Abbesses, saia do metrô e prepare-se para subir, em espiral, alguns degraus (são mais de 50). No entanto, se se você estiver muito cansado, recomendo que pegue o elevador. 


Pelas ruas de Montmartre...




Recomendo!
Mais informações sobre horários, metrô, RER, mapa acesse: Rapt Paris








domingo, 10 de novembro de 2013

Evento Cultural

Festival Medieval Campinas

De 14 a 24 de novembro acontece a Feira Medieval de Campinas, na Estação Cultura*, no centro de Campinas. A programação inclui artesanato, arte, literatura, jogos, oficinas de cerâmica, ferro, vidro e madeira, teatro de rua, exibição de arco e flecha e muito mais. O festival também conta com um teatro coberto, com apresentações de Dom Quixote de la Mancha, Excalibur e Sonho de uma noite de Verão (autoria de William Shakespeare).


Local: Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nª, Centro- Campinas/sp)

Horário: 10h às 22h

Para maiores informações sobre os valores acesse: Feira Medieval Campinas


sábado, 9 de novembro de 2013

Performance na Bastille


Curtam uma rápida performance e algumas fotos (rápida é rápida mesmo!)  apresentada na feira da Bastille. A feira acontece todas as quinta-feiras e domingos das 7:00 às 15:00, na Bastille ( ligne 1, 8 ou 5  estação Bastille). Aqui, você encontra diversos produtos regionais: pães, frutas, legumes, queijos, salames, carnes até roupas, bolsas etc... Recomendo!



Gravação: Thay Galterio















Até já,

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

França para os franceses



Viva os sabores e os odores franceses, viva!

Os sabores não se resumem somente no "sabor" de estar em Paris e os odores não se resumem no cheiro do metrô (principalmente  no inverno). hahaha

Passei 4 meses morando em Paris, França, então, há muita dicas, sugestões por aí. Tenha calma que vou colocando tudo aos pouquinhos. E é claro que eu não posso deixar de comentar sobre uma das características mais marcante da França, sobretudo, em Paris (pois posso falar com mais propriedade): os sabores e os odores.

Os sabores e os odores franceses vão de uma simples baguette traditionnelle da boulangerie da esquina (Hum...aquele maravilhoso cheirinho de pão) aos escargot de Bourgogne (talher? pinça? pegador? Nada fácil de manusear, né?! ). 
Aqui, você encontra uma boulangerie em cada quadra, cada esquina de Paris...se não encontrar na quadra em que está provavelmente na próxima encontrará. Como são muitas, fica a critério de cada um escolher a boulangerie mais próxima de você. A minha boulangerie preferida fica na saída da estação Port d'Ivry (metrô ligne 7 sentido Marie d'Ivry- arrondissement 13) (região onde morava, com ótimos restaurantes chineses, tailandeses, vietnamitas e, sim eu morava na  região da chinatown): as baguettes, os croissants e os pains au chocolat são muito bons. 
Recomendo!
Quer comer um bom escargot? Pegue a ligne 4 estação Les Halles ou Étienne Marcel, Rua Montorgueil, 38-  4émeessa é a rua de muitos parisienses, mas você também encontra bons e bastante opções de restaurantes, cafés, boulangerie etc., em saint-michel (metro ligne 4, Saint Michel-  5éme) e  ódeon (metro ligne 10, Odéon- 6éme). 
Recomendo! 
Vale a pena também ir no restaurante Le Chartreaux: bistrô onde vão alguns parisienses.

Ah, não posso me esquecer que no meio do caminho há uma fromagerie (queijaria), há uma fromagerie no meio do caminho, sim. E os queijos são os melhores: brie, cammembert, morbir, reblochon, comté, beaufort, gruyère, emmental, mont d'or...há uma variedades, para todos os tipos e  gostos. Você encontra queijos em todos os lugares, em quase todos os estabelecimentos de Paris (brincaderinhaaa). As minhas fromagerie, assim como outros restaurantes, lojas e bares dos mais variados tipos, feiras  preferidas se encontram na Rue Mouffetard, área movimentada do Quartier Latin (metrô ligne 7,  Place Monge, Censier Dauberton, Les Gobelins- 5éme e 7éme). Esta rua é umas das ruas mais antigas de Paris.

Você pode descer em qualquer uma das estações acima e depois é só perguntar para qualquer pessoa onde fica a rua ou, claro, se tiver um mapa será melhor. 
A rua fica uma quadra de qualquer umas dessas estações. Aproveitando que está por ai, na estação Censier Dauberton tem um restaurante italiano muito bom, que vale muito a pena ir, mesmo que você pense: "Eu vim pra França para comer comida francesa e não italiana". O restaurante chama La comédia e fica em frente a estação (A água é de graça aqui: peça uma carafe d'eau (água de torneira da França é  boa - e não peça uma bouteille d'eau - essa é garrafa fechada e você pagará 5 euros). Assim, aproveitando o momento fromagerie, peça uma pizza bem gorda e enorme de quatro queijos ou uma lasanha: é a melhor lasanha do mundo pra mim. Recomendo!









Início da Rue Mouffetard






Sinta-se como os franceses e gaste menos: compre um baguette, queijo de sua preferência (com brie e mel, fica maravilhoso!) e um garrafa de vinho (os vinhos são baratinhos) e sente se onde achar mais aconchegante ou  até mesmo  coma andando, o que também é normal em Paris.  Os sabores e odores  de Paris também envolvem os aromas, perfumes dos parques e jardins (por exemplo: jardins des plantes, jardin du luxembourg, arènes de luttèce, parc monceau, bois de vincennes). Experimente!


Informações sobre os parques, horários: ParqueseJardins

Jardin de Tuileries



 Jardin des plantes




 Bois de Vincennes  (era inverno, ok?)

 Parc Buttes-Chaumont


Jardins de Museu Rodin (era inverno , mas na primavera é lindo: acabou a bateria da máquina) 



Como já dizia Claude Troigros: Que Marravilha!


Continua...